Recentemente, o painel solar ganhou ainda mais destaque no Brasil, expandindo-se para diversos estados e alcançando muitas residências.
evido a esse aspecto, em 2023, os preços dos módulos fotovoltaicos registraram uma queda, tornando a energia solar ainda mais acessível e atrativa para consumidores e empresas. Segundo especialistas, o custo dos kits geradores fotovoltaicos diminuiu entre 20% e 30% no ano passado.
De acordo com análises da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o material das placas solares tem uma durabilidade média de 25 anos, com o retorno financeiro ocorrendo em torno do quinto ano após a instalação. Com isso, é viável garantir um total de 20 anos de economia.
Além disso, o retorno sobre o investimento não se limita apenas à economia na conta de luz, mas também inclui a valorização do imóvel, que pode aumentar entre 10% e 20% seu valor de mercado.
Por fim, optar por uma fonte de energia limpa e renovável é, literalmente, abraçar o planeta. Especialmente considerando o recente marco de 2,07°C registrado como a maior temperatura dos últimos tempos, destacando a urgência da ação climática na COP28.
Afinal, o uso descontrolado de fontes de energia não renováveis é uma das principais causas desse tipo de evento. Portanto, escolher que a energia de sua casa seja proveniente de uma fonte limpa significa optar por uma alternativa não poluente para a atmosfera. Além disso, os materiais utilizados na fabricação dos painéis solares são recicláveis.